Ingá

Achei essa foto no celular e ela me lembrou de um sonho que tive um tempo atrás. Nele eu estava no sítio da família da minha mãe, lugar onde minha mãe nasceu e que essa foto foi tirada.
Tudo estava bem do jeitinho que era quando meus avós moravam lá. O paiol cheio de chuchus nascendo no telhado, a porteira velha no caminho que ia pro morro onde a gente colhia bergamotas, o galpãozinho que servia de garagem pro fusquinha branco do vô Juca. Tudo ainda estava lá. Aquele fogão à lenha enorme ainda existia e ocupava quase toda a cozinha e as portas e janelas da casa não tinham fechaduras ou trancas, só tramelas.
O mais curioso de tudo é que meus avós, que já são falecidos há muitos anos, ainda moravam na casa, mas era a Ketryn de hoje que ia visitá-los.

- Como foi a viagem? Tu não tem medo de avião?
- Foi tranquila, vó. Tenho um pouco, mas já acostumei.
- E cadê o Romeu e o Brandão? Não vieram?
- Dessa vez não, mas acho que eles vem na próxima. Brandão ia ficar doido de feliz correndo aqui.
- Eu já tive umas bucicas também. Brandão parece bonzinho. Ah! Ainda tem aquelas balinhas que tu gosta na geladeira. O vô lembrou de ti e comprou.

É engraçado como os sonhos funcionam. Romeu nunca chegou a conhecer meus avós, a não ser pelas histórias que a gente conta. Sonhos são como uma máquina do tempo em que passado e presente, realidade e fantasia se misturam das formas mais improváveis. Acordei com uma saudade absurda dos meus avós, do sítio, de andar de botina na lama, de sentar na ponte em silêncio só pra ver o rio correr, de comer esses ingás da foto. Que bom que, pelo menos em sonho, às vezes a saudade fica um pouquinho menor ❤️

Porto, Janeiro de 2021.

Artista Multidisciplinar que gosta de contar histórias e faz desenhos dançarem em telas.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Ketryn Alves

Artista Multidisciplinar que gosta de contar histórias e faz desenhos dançarem em telas.